sábado, 8 de fevereiro de 2014

PRESO MAS.. LIVRE



          Uma irmã que fazia um trabalho com os presos do presídio de Guarulhos me convidou para fazer um batismo ali.
Eu fui. Sábado pela manhã. Meio ressabiado mas curioso para ver o que iria acontecer. Foi uma das melhores experiências que já tive.
Depois de 7 portões em revista, começamos o culto. Cantamos hinos, com a participação de todos e aí então comecei a pregar.  Enquanto pregava pensei naqueles presos, mas de forma especial naqueles 4 que estava à minha frente e que alguns instantes depois eu os batizei. O que sente um homem que fica 10 15 20 anos preso num lugar horrível daquele? Como poder um ser humano sobreviver ali? O que os faz continuarem vivos morando por tanto tempo dentro do lixeiro da humanidade? Quando estava cumprimentando os batizando eu tive a resposta. Os 4 se emocionaram muito enquanto eu pregava. Mas um deles, o mais moço, ficava com a cabeça mais baixa, olhar fixo e meio fechado para mim. Parecia ser alguém muito sofrido com a vida, e agora muito sensível a tudo aquilo. Eu o cumprimentei, e lhe disse: Que você continue firme enquanto estiver aqui, e que logo você ganhe a sua liberdade. Na lata ele me respondeu: Pastor, o que eu mais queria eu já consegui. Eu já sou um homem liberto. Hoje eu libertei minha alma de tudo aquilo que me prendia no mundo. Eu já sou livre. Sair daqui é apenas uma questão de conforto.
Enquanto o cantor e sua filha cantavam, eu pensei o seguinte: olhando pela janela da capela, dava para ver o enorme muro de segurança. Eu pensei: lá fora há mais pessoas presas do que aqui dentro. Se você precisa de Ter dinheiro na conta bancaria pra ser feliz você é tão preso como aqueles homens do presídio. Se você precisa Ter um carrão do ano, uma elevada posição social, saúde perfeita para seguir a Jesus você é o homem mais miserável que há na terra. Aqueles presos batizados eram livres atrás de qualquer grade de aço. Tudo por quê? A liberdade a felicidade plena não vem de coisas que temos ou conseguimos, mas vem de quem conhecemos. Que disse Jesus em João 8.32? Conhecereis a boa vida? A riqueza? Os melhores pontos turísticos do mundo? A saúde plena? E tudo isto te libertará? A verdade vos libertará! 
A liberdade é uma questão da alma e não das circunstâncias que nos rodeiam.
Para mim o Valdir era um homem que havia caminhado muito mais na vida do que a maioria de seus amigos contemporâneos.
É interessante como Deus nos ensina. Eu preguei ali, eu batizei, mas fui eu quem mais aprendi naquele lugar. O Valdir não me disse uma única palavra sobre sua experiência de vida, mas só o fato dele esta ali foi o suficiente para eu aprender tanta coisa. Aqueles presos não me trariam nada de novo sobre o conhecimento que tenho da teologia que aprendi mas suas cadeias me ensinaram muito mais do que qualquer livro!
         Você é livre? Se creu nestes símbolos que representam Jesus e o que Ele fez e faz por você agora, você é livre. Está livre.
  Uma decisão você precisa tomar, como eles: servi-lo. Não importa como. Sem saúde, atrás de uma grade, com mil desilusões, estar ali, aos pés do Senhor.

      E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.  Se pois Jesus voz libertar, verdadeiramente sereis livres  Jo 8: 32-36


Nenhum comentário:

Postar um comentário