quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O LAGO E O HOMEM

A verdadeira felicidade se encontra na abnegação.

Certo homem, muito desanimado e desesperado, encaminhou-se para o Lago de Michigan, com a intenção de findar ali a sua triste existência. Ao andar pelas ruas, com fisionomia cerrada, passou por um dos bairros pobres da cidade. No cordão da calçada, em frente de uma casa de aspecto obscuro, viu sentada uma menina chorando.
Ele se deteve e lhe perguntou: "Menina, por que você está chorando? O que você tem?" "Nada, senhor", respondeu ela. "Então, por que você chora? Você perdeu o caminho?" "Não senhor". "Diga-me, onde você mora?" "La em cima", respondeu. "Mas, por que você não vai para cima? O que você tem? Não quer me dizer?" "Estou com fome e sinto tanto frio" – confessou ela entre soluços – "também, mamãe está tão doente e não temos nada em casa para comer." "Você quer levar-me para cima, onde está morando?", perguntou o homem bondosamente.
Ela o acompanhou e subiram um, dois, três andares. Ali, num quarto sobre um colchão jazia a mãe doente. Não havia fogo, nem estufa, e o armário estava vazio. Por todo o lado se via a pobreza e a miséria. Havendo verificado a condição triste daquele lar, saiu quietamente do aposento, desceu as escadas e foi ao armazém mais próximo. Ali comprou víveres e em seguida foi comprar carvão. Voltou, e ao chegar lá em cima, com o cesto cheio de comestíveis, imaginem a alegria que encheu os corações da mãe e da filha. Também prometeu ajudá-las futuramente e, despedindo-se, se retirou.
Quando chegou na rua parou e perguntou a si mesmo porque havia vindo a essa rua. "Esta manhã tinha a intenção de fazer alguma coisa, mas o que era? Ah, agora sei. Estava querendo ir ao lago para atirar-me à água. Naturalmente deixou de o fazer. Por auxiliar a outros, achou o caminho para a felicidade. 

E disse Jesus: Quem quiser, pois, salvar a sua vida, perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho, salvá-la-á.

Nenhum comentário:

Postar um comentário