quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A LEI DE DEUS OU A SUA



O Sr. Prado levantou os olhos do livro que estava lendo.
– Que deseja de mim? – perguntou.
– Desejo trabalhar – foi a pronta resposta de Júlio Souza.
– Trabalhar? E como soube que tenho trabalho?
– Li seu anúncio no jornal.
– Ah! Leu no jornal? Pois bem. Preenche você as condições exigidas no anúncio?
– Não sei, Sr. Prado. Mas pensei que talvez pudesse experimentar e ver.
– Bem. Então vejamos. Que você pode fazer?
Júlio hesitou um minuto. Sabia fazer muitas coisas boas, mas não sabia como dizê-las em uma resposta breve. Respondeu afinal: 
– Faço tudo que me ordenar.
– De fato? Se você estiver inteiramente certo do que diz, é na verdade um rapaz bastante útil.
– Bem, eu queria dizer – falou Júlio corando – que posso tentar fazer tudo. Suponho que um cavalheiro não me ordenará coisas que não devo fazer.
– Mas imaginemos que eu o empregasse e no dia seguinte o mandasse ao meu armazém, e tivesse de subir vinte e cinco vezes a ladeira que fica defronte à porta de trás. E então?
– Ora, – disse Júlio sorrindo – tenho certeza de que poderia fazer isso e que o faria o mais depressa possível.
– Bem, suponhamos ainda que eu o mandasse ao armazém vizinho, a fim de esperar uma boa oportunidade para tirar o melhor bacalhau dos que estão expostos e correr para me entregar. E então?
– Isso eu não poderia fazer, senhor – disse Júlio.
– Por que não? Não disse você que faria tudo o que lhe ordenassem?
– Sim, mas tenho algumas ordens que estão acima de tudo. "Não furtarás" diz uma delas. E eu preciso cumpri-la.
– Ah! Então minhas ordens ficariam abaixo dessas?
– Sim, Sr. Prado. Sempre!
E a voz de Júlio era mais firme do que nunca. Começou a pensar que estava diante de um homem desonesto e que seria até bom que não o empregasse. Mas justamente nesse momento o Sr. Prado lhe estendeu a mão:
– Deixe-me apertar-lhe a mão, meu jovem. Quero experimentá-lo por algum tempo para ver se é verdade o que diz. Preciso de um empregado que ponha as leis de Deus em primeiro plano e as minhas em segundo. 

Mas Pedro e João responderam:Os senhores mesmos julguem diante de Deus: devemos obedecer aos senhores ou a Deus?  At 4:19

Buscai,pois, em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, todas as estas cousas  vos serão  acrescentadas. Mt 6: 33

Nenhum comentário:

Postar um comentário