sábado, 3 de agosto de 2013

CRENTE FORMIGA


O lavrador preguiçoso, que não ara as suas terras no tempo certo, não terá nada para colher. Provérbios 20:4.

É duro acreditar, mas existem algumas formigas preguiçosas no mundo.
A Bíblia usa a diligência normal das formigas para dizer ao preguiçoso como ele deveria agir em Provérbios 6:6, onde diz: "Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas!" Mas existem outros tipos de formigas que com certeza não são exemplos que gostaríamos de copiar.
Tome por exemplo as formigas teleuto. Este tipo de formiga pode ser o exemplo máximo de um parasita social no mundo dos insetos. As formigas teleuto vivem nos Alpes suíços, e degeneraram a tal ponto que não somente não trabalham, mas dificilmente se movem. Por alguma razão, as teleuto são cuidadas por uma grande formiga hospedeira. Em outras comunidades desses insetos; a formiga anfitriã levaria o nome de escrava, uma vez que faz todo o trabalho para a colônia, mas nesse caso, não parece justo chamar a indefesa, delicada e pequena formiga teleuto de mestra dos escravos, embora pudesse ser. Essas formigas são encontradas apenas dentro dos ninhos de suas hospedeiras, e gastam a maior parte do tempo montadas nas costas de suas anfitriãs. Chegaram a desenvolver abdômens côncavos para facilitar a subida às costas das hospedeiras!
Inicialmente, quando os cientistas descobriram essa formiga preguiçosa, formularam a teoria de que originalmente as teleuto teriam sido escravagistas fortes e sadias; contudo, com o tempo, por estarem sempre sendo cuidadas por seus escravos, perderam sua força, seu tamanho, e, por fim, até sua importância na colônia. Assim foi que os cientistas concluíram que essa estranha formiga havia chegado ao fim de seu desenvolvimento como uma espécie, e lhe deram o nome científico de Teleutomynnex, que significa "formiga final".
A Bíblia nos diz claramente que tudo o que vier às nossas mãos para fazer, devemos fazer da melhor maneira possível. Há força física, espiritual e emocional incluída nessa regra.
Que tipo de formiga é você?
Aquela que ajuda o crescimento do reino, com sua força,oração e financeira. Ou  aquela que só sabe  viver da orações, força e das finanças dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário