quinta-feira, 26 de setembro de 2013

TESOURO EM VASO DE BARRO



Certo dia, observando as mãos hábeis de um oleiro moldando um vaso, pude tirar muitas lições valiosas que desejo compartilhar.

• Cada vaso é único, como uma obra de arte. Por mais habilidade que o oleiro possui, ele jamais fará dois vasos iguais, cada vaso é moldado individualmente.
• O barro com que é feito o vaso é específico para isso, se utilizar outro material o resultado não será o mesmo.
• O oleiro consegue moldar diferentes recipientes que poderão ser utilizados para diversas aplicações. Há vasos grandes, médios e pequenos, podendo ser usados como decoração, panelas, recipientes em geral, candelabro, até filtro de água, entre outros.

Além dessas comparações que nos deixam muito felizes e supervalorizados, o vaso nos traz também importantes lições de humildade.

• O barro com que o vaso é feito é especial, mas não possui muito valor. Você já ouviu falar de alguma guerra onde disputavam a posse de petróleo? E ouro? Sim? E da posse de barro? Às vezes queremos nos sentir superiores aos nossos irmãos, como se fôssemos feitos de porcelana ou outro material. Somos todos feitos do mesmo barro, e para o pó retornaremos.
• O barro é muito frágil, o vaso feito com esse material quebra-se com muita facilidade, não tendo, por esse motivo, a preferência das donas-de-casa, que preferem materiais mais resistentes como o metal.
• O barro não tem querer, não tem birra e nem vontade própria. Ele está à mercê do oleiro.

Então, que valor temos? Nós como vasos de barro podemos ser uma obra de arte nas mãos do oleiro, podemos também ser úteis para a obra de Deus, mas só teremos real valor se dentro de nós guardarmos um tesouro valioso: se formos cheios do Espírito Santo e guardarmos a Palavra da Verdade, o Evangelho de Cristo! Dessa forma seremos portadores de um grande tesouro.
Devemos ser cheios até transbordar para que possamos alcançar outros vasos com o óleo da unção do Espírito Santo e com a Santa Palavra.
Sejamos vasos úteis, porque vasos rachados, quebrados, são moídos, pisados junto com o barro para refazer um novo vaso, e passam novamente pelo fogo da provação. Não deixe que as tristezas dessa vida, calamidades, enfermidades, preocupações, e tantos outros problemas venham estragar o seu vaso. Paulo disse em 2 Co 4:8-9 “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;”. Seja forte, e vença as dificuldades, pois o dono desse grande tesouro, nosso Deus, irá cuidar muito bem do recipiente onde ele se encontra.

Somos importantes sim, desde que sejamos portadores desse grande tesouro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário