"Abençoai aos que vos perseguem." Romanos 12.14
- Cão! Judeu!
Não era a primeira vez que o garoto de 10 anos, Félix, tinha ouvido tais palavras desde que nascera, dia 3 de fevereiro de 1809, na Alemanha; mas estas o feriram mais por causa das circunstâncias.
No dia anterior ele havia tocado piano numa importante reunião de concerto musical. Todos haviam dito que ele tocara muito bem. Seus pais estavam orgulhosos dele. O auditório havia ficado entusiasmado.
Os jornais não faziam outra coisa senão elogiá-Io. Todos os presentes ao concerto haviam saído da casa de espetáculos dizendo dele que se tratava de um jovem muito distinto.
Não admira que ele estivesse feliz essa tarde ao sair como que saltitando rua abaixo. Ele estava ainda flutuando no ar em virtude do seu primeiro sucesso. Então encontrou um dos jovens príncipes da casa real da Alemanha que lhe dirigiu aquelas palavras cruéis.
Era demais! Lágrimas rolaram de seus olhos. Ele correu para os braços acolhedores de sua mãe com a pergunta: "Por que, mãe, por quê?" Noutra ocasião ele e sua irmã estavam caminhando quietamente pela rua quando subitamente foram cercados por um grupo de moleques malcriados que Ihes dirigiram palavras grosseiras e atiraram-Ihes pedras.
- Por que, mãe, por quê? - Que fizemos para que nos tratem assim?
E ela deve ter respondido como muitas outras mães o têm feito:
- Nada, meus filhos, nada. Eles estão irados porque somos diferentes. Não liguem para isto. Um dia vão nos conhecer melhor. Vocês devem fazer como Jesus disse. Devolver o mal com o bem. Abençoar aqueles que os perseguem. Trabalhem com afinco e mostrem ao mundo o que vocês podem fazer. Deixem que se envergonhem do que estão fazendo.
Foi justamente isto que Félix fez. Aos 9 anos de idade ele já tocava piano para o público. Aos 11 mantinha caprichosamente cuidadas cópias de todas as suas composições originais. Uma destas, sua Sonata em Sol Menor , é tocada ainda hoje.
Tendo sido criado em lar cristão, ele procurou seguir a ordem de Jesus. Como resultado, Félix Mendelssohn cresceu como um dos mais benquistos homens de toda a Europa e sua música era apreciada por pessoas de muitas terras.
Alguém por acaso chamou você por nomes indesejáveis?
Revidando-Ihes as suas más palavras você se sentirá pior ainda. Então, em vez disto, faça-Ihes o bem hoje, e veja o que acontece. Você ficará surpreso com o resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário