sábado, 12 de abril de 2014

CRESCIMENTO VEM DE DEUS






Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem Mim vocês não podem fazer nada. João 15:5.

Há pequeníssimos canais através das plantas, que levam água das raízes para os galhos mais altos, mesmo de arvores que têm muitos metros de altura. Há um certo número de fatores físicos que causa a subida da água para essa altura, mas há uma coisa muito interessante a respeito do sistema interno da condução da seiva de cada planta.
Sendo que a água é retirada do solo, você poderia pensar que os galhos
e folhas mais baixos receberiam mais água do que os mais altos, mas tal não é o caso. Muitas vezes os galhos superiores, onde o crescimento ocorre em proporção mais elevada, recebem o maior volume de água. E isso acontece especialmente em tempo de seca. Como pode ser assim?
Bem, há milhares de canais fininhos chamados vasos lenhosos. Esses pequeninos tubos que levam a água das raízes para as várias partes da planta não estão dispostos apenas no sentido perpendicular. Na realidade, formam um complicado sistema de irrigação; alguns vasos levam água diretamente para os galhos superiores, outros para os inferiores e outros ainda para os intermediários. Além disso, nenhum grupo de raízes supre um grupo de galhos; isto é, os vasos se entrelaçam ao subirem pelo tronco até formarem uma rede de vasos de forma a levar água de cada parte das raízes para cada galho da planta. Com esse sistema, se houver falta de água numa área do solo sob a árvore, todas as partes desta ainda receberão quantidade igual de água. Além disso, se o tronco da planta está ferido, ou mesmo cortado de um lado, nenhuma parte da árvore sofre mais do que a outra.
Que exemplo maravilhoso do modo como Jesus nos concede Seu Espírito, essa água viva que Ele prometeu a todos que Lhe pedirem. E Ele concede o Seu Espírito em medida especial para aqueles novos cristãos que
ainda estão se desenvolvendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário