sábado, 20 de outubro de 2012

SUA RIQUEZA E CRISTO


 
Havia entre dois espigões das Minas Gerais um fazendeiro de nome Tadeu, dono de muitas propriedades rurais e de um grande rebanho bovino. Era conhecido como o homem mais rico do vale.
Certo dia bem cedo, quando se preparava para ir a cidade, ele é surpreendido com a visita inesperada do capataz da fazenda, o sr. Jairo, que depressa foi lhe dizendo: Patrão, perdoe-me a minha intromissão, mas eu não podia deixar de falar com o senhor logo de manhã. É que eu tive um sonho esta noite que preciso lhe contar. Aí o fazendeiro meio pensativo disse-lhe: Pois então conte o sonho, Jairo.
Meio sem jeito o capataz começou a falar: Sonhei que eu já tinha separado os bezerros das vacas de leite, e estava chegando da invernada quando notei que muita gente estava vindo para a sede da fazenda. Apressei-me para saber o que estava acontecendo quando escutei alguém dizer: morreu o homem mais rico do vale. Eu sei que foi só um sonho, mas eu tinha que lhe contar. Tadeu, pensativo, coçou a barba e disse: Tudo bem, Jairo, você fez bem em me contar o sonho. Agora pode voltar para o trabalho
Impressionado porque Jairo era um crente fiel e temente a Deus, Tadeu levou a sério o sonho do capaz. Na verdade, ficou muito preocupado pensando que teria sido uma profecia sobre sua morte, já que ele era conhecido como um homem muito rico.
Desistindo de ir à cidade, foi para casa contar o fato à esposa, dona Celina. Ela também ficou muito preocupada aconselhando o esposo a não deixar de ir à cidade, até porque poderia aproveitar para fazer um checape de saúde. E foi o que ele fez.
Já no fim da tarde quando voltava da cidade, Tadeu notou uma movimentação estranha de pessoas chegando e saindo próximo à sede da fazenda. Quando chegou foi logo recebido por dona Celina a quem perguntou o que estaria acontecendo para que houvesse tanta gente por alí. Ela respondeu pesarosa e com a voz embargada: É o Jairo. Ele morreu. Logo depois que você foi à cidade, ele se sentiu mal, e não resistiu. Disseram que foi do coração.
Tadeu logo entendeu o recado. Embora tivesse ajuntado riqueza na terra, não era rico para com Deus. Não se dera conta de que Jairo, tendo ajuntado tesouro no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem e onde os ladrões não invadem nem roubam (Mt 6.20) tornara-se o homem mais rico do vale.

“Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?”. Tg 2.5.

“Uns se dizem ricos sem terem nada; outros se dizem pobres, sendo muito ricos”. Pv 13.7.
 
“Aconselho-te que de mim compres ouro refinado... para te enriqueceres...” Ap 3.18
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário