sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

NEGUE-SE A SI MESMO




"Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me."  Lucas 9:23

No dia 19 de fevereiro de 1473 nasceu um menino em Thorn, Polônia, o qual se tornou um dos poucos homens de quem se pode dizer:
"Ele mudou o mundo." Quando Nicolau Copérnico foi para a escola aprendeu o que os meninos vinham aprendendo por 1.300 anos sobre o Universo, isto é, que a Terra era chata, estacionária, e o centro em torno do qual se moviam todos os corpos celestes. Não era coisa visível que o Sol nascia e se punha todos os dias - nascia pela manhã, fazia o seu percurso e se punha de tarde? O Céu ficava no alto, o inferno embaixo, e o homem, centro de tudo, ficava no meio.
Nicolau não via deste modo. Depois de muito estudo ele estava convencido de que a Terra girava em seu eixo, tal como ocorria com todos os outros planetas. E não apenas isto, mas ele cria que o Sol, não a Terra, era o centro em torno do qual os planetas giravam.
Seus escritos foram banidos como perigosos para a religião, e alguns que ensinavam suas idéias foram postos na fogueira.
Hoje ninguém crê que a Terra seja plana. Todos entendem como certo que a Terra gira em torno de seu próprio eixo. Entretanto, há algumas pessoas que parecem pensar que elas, sim, é que são o centro do Universo. Este é o tipo de pessoas que querem ter o seu próprio caminho, ver sua própria vontade feita todo o tempo. Toda atividade tem de girar em torno delas.
Tais pessoas estão determinadas a ver certo programa de TV, não importa que outros desejem coisa diferente. Eles têm que possuir determinadas coisas, só porque outros na família as têm. Não aceitam disputar certo jogo, e assim acham que outros também não têm o direito.
Se não são tidos como centro de atração, ficam mal-humorados e criam problemas.
Falando de crianças,  "Devem os pais ensinar-Ihes lições de abnegação e nunca tratá-Ias de tal maneira que as leve a pensar que são o centro, e que tudo gira ao seu redor." 
Aprendeu você a negar-se a si mesmo pela felicidade de outros?
Talvez você necessite mudar o centro da vida do seu ego para Jesus, o Sol da Justiça. Então outras pessoas encontrarão o seu lugar certo no universo de você. Nisto se resume a negação do eu - mudança do centro de nossa vida.

Outro modo de dizer abnegação é: Jesus primeiro, outros depois, e você por último.

Nenhum comentário:

Postar um comentário