sexta-feira, 12 de abril de 2013

FOFOCA SE ALASTRA


Os maus provocam discussões, e quem fala mal dos outros separa os maiores amigos. Provérbios 16:28.
A palavra perverso significa desobediente, teimoso, obstinado, rebelde,
que não se deixa dirigir facilmente. Não é agradável ter uma pessoa
dessas por perto! E quem fala mal dos outros é um difamador, um mexeriqueiro ou bisbilhoteiro. Outro provérbio semelhante a este é:
"Sem lenha o fogo se apaga; sem mexericos a briga se acaba." Provérbios 26:20. Ouçam a história de uma discussão.
No século passado, as sementes da lisimáquia roxa ou talvez até algumas
plantas foram trazidas casualmente por um navio para a América do Norte.
Mas ninguém percebeu. Foi somente nos últimos vinte anos que se reconheceu essa planta como sendo um problema.
É a lisimáquia roxa. Duvido que haja qualquer coisa que ver com a origem do nome em inglês (ruja tradução literal é "contenda-livre"), mas para os terrenos úmidos do norte dos Estados Unidos a planta representa realmente uma contenda na liberdade.
A lisimáquia roxa é uma planta atrativa que cresce mais ou menos até um
metro e meio de altura com muitas flores de cor rosa-púrpura. Infelizmente, onde a lisimáquia se aclimata bem, ela se reproduz descontroladamente. Por exemplo, em 1951, o que eram seis mil metros quadrados de lindas flores silvestres de cor roxa, no Estado de Nova Iorque, em 1956 já se tomaram 60.000 metros quadrados! No processo, a planta invasora expulsou plantas nativas como o amentilho, o joio, e várias outras plantas. A planta é bonita, mas 60.000 metros quadrados é demais, até mesmo de uma coisa boa.
Foram feitas tentativas para controlar essa planta, incluindo: arrancar, cortar, queimar, afogar, pulverizar com venenos químicos, etc. Mas nada parece impedir seu crescimento irrefreável. Cada pé dessa planta produz anualmente cerca de 13 pedúnculos por metro quadrado que por sua vez produzem 4 milhões de sementes. Multiplique isso por 60.000 metros quadrados de Nova Iorque e você terá 24 trilhões de sementes que estão tomando posse do Estado!
Este é o exemplo de mexerico ou  fofoca. Como voce tem usado sua boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário