segunda-feira, 24 de setembro de 2012

AJUDE AO PROXIMO


Certo dia, um menino ganhou da escola uma muda de pé de café. Naquela época, a intenção da instituição de ensino era apenas despertar o interesse momentâneo dos alunos sobre a preservação do meio ambiente e sobre os frutos do futuro. Muitos, ao chegarem em casa, rapidamente deixaram de lado aquela espécie, até que a maioria foi morrendo por falta de cuidados. Outros doaram para quem pudesse cuidar. Mas aquele garotinho fez diferente, ele determinou que aquela pequena árvore pudesse desenvolver suas principais funções: dispersão da espécie, manutenção dela e reprodução.
Por não ter espaço em casa, assim que o estudante adentrou no lar, foi imediatamente em direção ao telefone para ligar para a avó, e disse: “Gostaria de pedir um favor: aceite a minha muda em seu quintal dos fundos. Lá tem espaço suficiente e, imagino, não atrapalhará. Prometo cuidar sempre e manter o local limpo. O que não posso é deixar que ela morra sem que eu faça algo.”
Aquela avó, já idosa, mas abundantemente bondosa, se surpreendeu com tanta esperteza e humanidade do neto e, rapidamente, aceitou a súplica do menino.  “Mas é claro, meu querido. Prometo também que, nos dias em que não tiver como cuidar, farei isso por você”, respondeu ela.
A Bíblia diz:
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.” Tiago 1:17
O pé de café foi cuidado muito bem durante 1 ano inteiro, e aquele garoto pegou tanto amor pelos cuidados que se propôs, ao passar de cada aniversário, plantar mais uma muda, por onde quer que fosse. Após 20 anos de muita força de vontade, ele conquistou um terreno e lá iniciou a plantação de um cafezal. Não se sabe sobre as mudas espalhadas por aí, provavelmente fizeram a diferença na vida de muitas pessoas, de alguma forma, mas o que se sabe é que uma simples muda foi capaz de torná-lo um produtor.
“Quem despreza ao seu próximo está pecando, mas feliz é aquele que mostra favor aos atribulados.” Provérbios 14:21
Essa Palavra mostra exatamente o que aquele menino tão inocente pregou. Não abandonou sem que não fizesse nada para que a muda sobrevisse. Assim devemos ser em todos os momentos da vida. Temos que ajudar nosso próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário