sábado, 3 de setembro de 2011

AS TRES PENEIRAS

Numa pequena casa do bairro, um homem cuidava da sua horta no fundo do quintal.
Enquanto o filho ia para escola, ele todos os dias com o mesmo carinho se dedicava aos canteiros de couve, alface e outras verduras lindas e verdinhas.

Chega o filho da escola, troca o seu uniforme, pega o balde e corre em diração a horta, gritando eufórico, avisando de sua chegada.
 
O pai fica contente de ver o filho se aproximando com o balde, não só pelo fato de grande ajuda que lhe dá, mas também pela oportunidade de poder conversar. Entre uma conversa e outra, o filho lhe conta sobre os fatos da escola.
_ Pai, o senhor não sabe o que me contaram sobre o Chiquinho...
_ Espere um pouco. O que você vai me contar já passou pelas três peneiras de que lhe falei na semana passada? Interrompe o pai.
_ Bem, não tenho certeza diz o garoto, um pouco embaraçado.
_ Vamos à primeira: a peneira da VERDADE. Você tem certeza de que o fato é absolutamente verdadeiro?
_ Não sei, só sei que me contaram.
_ Então, se não tem certeza, sua história já vazou pelos furos da primeira peneira. Vejamos a segunda: a peneira da BONDADE, é alguma coisa que você gostaria que os outros dissessem a seu respeito?
_ Claro que não!
_ A história acaba de escoar pela segunda peneira. Vamos a terceira: a peneira de NECESSIDADE. Você acha que é necessário passar adiante essa história sobre Chiquinho?
_ Não, papai. O senhor tem razão. Eu não imaginava que passando pelas três peneiras não ia sobrar nada dessa história. Com a sua ajuda, vou procurar não me esquecer mais disso quando falar de outras pessoas.
Autor: desconhecido

Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa,
deverá passar pelas três peneiras...
Convém contar?
Resolve alguma coisa?
Ajuda a comunidade?
Pode melhorar o planeta?
-Se passar pelas três peneiras, conte!
Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, é melhor que o guardes apenas para ti, esqueça e enterre tudo.
Pois será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre parentes,irmãos,amigos e vizinhos...
Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.
Ta aí uma coisa que Deus abomina: FOFOCA.
O Fato de passarmos "informações" adiante, entristece demais o coraçao de Deus... porque? Bom, primeiro a própria palavra de Deus nos fala ao falarmos demais, podemos entristecer o nosso próprio deixando escapar um segredo dele, e depois porque através da nossa língua, da nossa boca, podemos trazer vida ou morte. E isso é sério não é mesmo??"
O que guarda a boca e a língua, guarda a sua alma das angústias." (Prov. 21:23)
Que nós possamos nos avaliar, e meditar nessa historia das três peneiras, e então, antes de falarmos qualquer coisa, pensarmos não só duas vezes, mais três, quatro... e quantas forem necessárias!
Evang:Gernando dias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário